quarta-feira, agosto 11, 2010

O quanto antes o homem abandonar a Terra, melhor, diz Hawking


Mapa do aquecimento global
O aquecimento global é uma das ameaças aos seres humanos
O destino da humanidade, segundo o físico Stephen Hawking, um dos mais conceituados do mundo, não é dos mais agradáveis. Na opinião do cientista, o Homem precisa abandonar a Terra nos próximos 100 anos ou corre o risco de se tornar uma espécie extinta.


– Vejo grandes perigos para a raça humana – afirmou.
Segundo o doutor em cosmologia, um dos mais consagrados físicos teóricos da atualidade, o mais acertado seria abandonar o planeta o quanto antes e se espalhar pelo espaço. Em entrevista ao site Big Think, Hawking aponta uma série de ameaças à espécie humana nos dias atuais, desde guerras, até a exploração excessiva dos recursos naturais, o aquecimento global e a quantidade exagerada de gente vivendo no planeta.
Um outro risco, segundo Hawking, seria um encontro com espécies alienígenas.
Stephen Hawking
Stephen Hawking é professor da Universidade de Cambridge
– Se alienígenas nos visitassem agora, o resultado seria muito parecido com o que aconteceu quando Colombo chegou à América (do Norte): não foi nada bom para os povos nativos. Esses alienígenas avançados talvez sejam nômades, procurando conquistar e colonizar quaisquer planetas que eles consigam alcançar – calcula.
Ainda assim, o cosmólogo se considera um otimista.
– Fizemos muito progresso no último século. Se quisermos ir além dos próximos 100 anos, o futuro é o espaço – prevê.
Hawking foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge (posto ocupado por Isaac Newton). Depois de atingir a idade limite para o cargo, tornou-se professor lucasiano emérito daquela instituição.
Sem solução
Um problema, no entanto, ainda sem solução à vista, é a forma de se vencer as distâncias cósmicas em períodos mais curtos. A estrela mais próxima da Terra, depois do Sol, Proxima Centauri está a mais de quatro anos-luz, o que significaria uma viagem de 50 mil anos terrestres para alcançá-la. Segundo a astrofisicista Katherine Freese, ainda há um impedimento adicional nas viagens de longo percurso pela galáxia.
– A radiação que se encontra no espaço, e ainda não conhecemos, poderia matar qualquer um, mesmo se o ser humano já houvesse descoberto como construir uma nave rápida o suficiente para se chegar a algum lugar nas vizinhanças da Terra – afirmou Freese.

0 Comentarios :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS