terça-feira, agosto 24, 2010

O hoax da cobra gigante de Bornéu

No artigo de hoje irei postar um texto sobre o tal falado caso da cobra gigante, texto retirado do site Ceticismo Aberto.
Vale a pena você ver e descobrir toda a verdade.

Continue lendo a postagem, para se informar melhor.

“A foto, capturada de helicóptero por um membro de um time de resgate, que monitorava áreas de alagamento, gerou um intenso debate sobre sua autenticidade. (…)
Nativos que alegam ter visto o animal dizem que lhe deram o nome de Nabau, em referência à serpente marinha que pode se transformar em outras formas de animais.
Pessoas que analisaram a fotografia descartaram a possibilidade de ser um tronco. Um colunista perguntou: “Um tronco não pode se contorcer, pode?”. Outros sugeriram que era uma lancha, o que foi descartado por conta da marola de arrasto estar torta.
A acusação mais comum é que a foto simplesmente foi manipulada digitalmente, enquanto outros dizem que o rio Baleh é de cor diferente da mostrada na foto.
Mas nativos que insistem que a cobra existe dizem que fotos da criatura em diferentes partes da selva provam que ela está se movimentado pelos braços dos rios”. [Blog Área 51]
E agora, quem poderá nos defender? TinEye, um serviço de busca de imagens ao inverso: você envia uma imagem e o mecanismo tenta encontrar aonde ela já foi publicada, ainda que tenha sido adulterada.
Utilizando a ferramenta gratuita e aplicando um ceticismo bem saudável, “Fromage” descobriu edivulgou em BoingBoing que a fotografia original é do rio Congo, na África.
Nada de Bornéu, e presumivelmente, nada de Nabau gigante. Apenas uma foto do rio Congo, uma “serpente” adicionada digitalmente, e um monte de histórias.
congonabau
Um dia antes de “Fromage”, Nuno já havia identificado a origem da foto. A Internet pode ser uma ferramenta fabulosa, tanto para disseminar quanto para esclarecer boatos.


Mais um mistério solucionado! haha! 

O legal deste site, do qual tirei todo este texto, é que lá conta diversas histórias estranhas e o pessoal corre atrás de coisas que provem que tudo não passa de uma farsa.

Vale a pena visitar.

0 Comentarios :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS