sexta-feira, março 22, 2013

Hora de Nostalgia - Telas de inicio de Vídeo Games (Parte 1)

Post feito em homenagem aos antigos consoles que nos deixaram uma saudade eterna por sua qualidade ruim, seu design estranho, e tudo aquilo que nos faz sentir um desejo enorme de voltar no passado (haha).
Os consoles mais antigos sempre ficaram na nossa memória, uma outra coisa que nunca esqueceremos é daquelas aberturas magnificas, aqueles sonzinho que nos animavam todos os dias.

E é exatamente sobre isto que vamos falar:

Antigamente alguns consoles vinham com uma abertura em seu boot que continham uma simples animação ou algum som. Alguns consoles não tinham boot mais vinham com uma apresentação no cartucho.
Uma das aberturas mais famosas e mais marcantes é a do Playstation cujo console foi jogado por muito tempo e sempre que iniciávamos um novo jogo ele nos mostrava sua apresentação com aquela musiquinha(só de pensar ela já toca na minha cabeça).
Particularmente uma das apresentações que eu mais gosto é a do DreamCast de 1998. Adorava ver aquela bolinha pingando e depois girando para formar o logo do DreamCast. Mais Existem aberturas que talvez você nunca tenha visto na vida.
É o que você vai acompanhar agora. Veja um pouco da história de cada vídeo Game e no fim um vídeo mostrando suas Telas de Inicio na mesma ordem que se segue abaixo:

Mark III 1985

O Console  Mark III, conhecido como Sega System Mark III foi lançado no Japão em 20 de outubro de 1985 para competir com o Famicom, ele é um console equivalente ao master system, mais na verdade é uma evolução dos Consoles Mark I e Mark II. Clique Aqui se quiser saber mais sobre este console.

Sega Master System 1986

Lançado para concorrer com o NES o Master System é um console bem conhecido, mantendo na época um grande numero de jogos exclusivos para o seu console, mais perdeu a batalha para a Nintendo pois ela era muito forte nos estados unidos.

Famicon Disk System 1986

Um console fail da nintendo, foi lançado apenas no japão mais não obteve sucesso, o sistema utilizava disquetes para armazenar jogos.

Sega Mega Drive e Genesis

Mega Driver foi um console da Sega de 16 Bits que nasceu para competir com o famoso Super Nintendo, nos Estados Unidos ficou conhecido como Genesis, foi um console de grande sucesso na década de 90, só ficou pra trás com a nova geração de consoles com 32 bits, o maior sucesso de todos os tempos envolvendo a sega foi o jogo Sonic The Hedgehog, o único jogo que competiu de frente com o famoso Super Mario, tornando assim Sonic um dos símbolos da Sega. O Master System teve diversas Boot Screens que podiam variar de jogo pra jogo.


Sega CD 1991

Sega CD também conhecido como Mega-CD é uma espécie de acessório para o Mega Driver que fazia com que se pudesse jogar com mídias de CD. O acessório acoplado ao console correto (32x) poderia ter potência equivalente a um playstation.

Sega CD modelo 2

Um modelo semelhant.e ao primeiro mais com design diferenciado, ao invés de ficar embaixo do console ele fica ao lado.(ja começamos a ver o sonic nas aberturas)

Sega CD modelo 1 Americano

Mesma coisa, a diferença é a posição do acessório e o Boot Screen(meio psicótica).

Sega CD modelo 2 Americano

É a mesma coisa que o Modelo 2 japonês, com diferença na BootScreen(psicótica assim como o modelo 1 americano).

Sega CD modelo europeu

Semelhante ao modelo 2 com algumas diferenças de design, e uma Boot Screen diferente.

Sega Channel 1994 - 98

Foi uma Adaptação muito engraçado para o Mega Driver, a Antiga AT & T resolveu comprar a criação da sega, funcionava como uma espécie de "Vídeo Game a Cabo", semelhante a uma Tv por assinatura, você tinha que pagar por uma assinatura e tinha cerca de 50 jogos disponíveis e possuía uma Boot Screen mais divertida que os antecessores. Mais Aqui.


Amiga CD32 1993

Mais um console que ao invés de cartuchos investiu em mídias de CD a diferença que este era de 32Bits, foi construído baseado em um computador denominado 1200 da empresa Amiga. Existia um acessório que possibilitava integrar teclado e mouse tornando o console um computador. O console teve grande sucesso sobre as vendas de mídias de CD no reino Unido na época de 93 e 94, fez mais sucesso que o anteriormente falado Sega CD.


NEO GEO 1991

O Neo Geo começou sendo vendido como sistemas para Arcades(famosos Fliperamas) mais com o tempo passou a ser vendido separadamente para uso doméstico. Possuía gráficos coloridos e uma sonoridade muito boa. A desvantagem da época era o preço, por usar um hardware avançado o preço para usuário final era muito caro, teve jogos de sucesso como o Metal Slug e The King of Fighters que ainda fazem sucesso até hoje. Um destaque eram seus controles, que eram semelhantes aos de fliperamas, mais tinha também uma versão mais comum semelhante aos outros consoles.

NEO GEO CD 1994

Como o modelo antecessor era muito caro, resolveram abaixar o preço. Uma das coisas mais caras no antigo console era seu cartucho que custavam cerca de $200 dólares(cada jogo). Uma das soluções foi usar mídias de cd, além do design a unica diferença era o som um pouco melhor que o primeiro, fora isto era o mesmo console.


FM Towns Marty 1993

Foi o primeiro console de 32 bits com leitor de CD e disquete, com tecnologia superior aos consoles de 16bits foi lançado apenas no japão.


Commodore CDTV 1991

Basicamente um computador Amiga 500 que vinha com leitor de CD de fábrica. Parecia mais com um aparelho de VHS/DVD mais tinha também uma versão mais parecida com um console, como nas imagens acima.


JVC X'EYE  1993

Uma versão americana do Sega Wondermega, com uma unidade de cd semelhante ao Sega CDX, esta versão é uma versão americana do Wondermega. Era um console relativamente caro na época e não teve tanto sucesso, hoje em dia é um console extremamente colecionável.


JVC Wondermega 1993

Wondermega é uma combinação do Mega Driver com o Mega CD, ele tem um som e design diferenciado dos seus antecessores.


Confira todas as aberturas dos vídeo games listados acima no vídeo abaixo, como pudemos ver existiram consoles de todos os tipos e funcionalidades e não para por ai, na parte 2 falaremos dos consoles mais atuais. E como sempre com um pouco de história.
Tudo o que você leu acima foi um resumo dos consoles, explicando suas funcionalidades e itens especiais. Talvez você não conheça nenhum destes consoles ou não teve contato, mais vale a pena conferir e conhecer um pouco mais do seu antepassado. Na parte 2 teremos consoles atuais.

Espero que tenham gostado, fiz um resumão de tudo bem rápido e direto. Ajude o blog a se expandir na rede, compartilhe este post e comente abaixo. Mostre-nos sua opinião.

Minha Boot Screen favorita é a do Sega Dreamcast e a sua?

Um comentário :

Facebook Google+ Twitter RSS