sábado, abril 02, 2011

RPG de Mesa - TAGMAR II

O RPG com material disponível gratuitamente.

Nascido em 1991 com o honroso título de “1º RPG Brasileiro”, Tagmar, publicado então pela GSA foi o primeiro produto brasileiro para um mercado que ainda iria se formar. Tagmar foi um RPG típico do inicio dos anos 90, mas trazia uma série de novidades sendo que a principal era ter tudo que um RPG precisava em um único livro; regras, ambientação, magias, criaturas e uma aventura pronta. Na época, os RPG eram importados e era necessário ter vários livros para jogá-los. Devido a estas características, que incluíam novas idéias, como por exemplo, o inédito conceito da Energia Heróica; em pouco tempo, o Tagmar se tornou um sucesso, reunindo um grande número de fãs.


Este sucesso perdurou até quase o fim dos anos 90, quando em 1997 a editora GSA fechou. Sem uma editora para dar continuidade o Tagmar ficou estagnado. Até que...

Em setembro de 2004, os autores do RPG Tagmar se reuniram, e em uma decisão histórica, decidiram liberar os direitos comerciais do RPG, desde que não fosse para fins lucrativos... Com esta resolução em mãos, um grupo de pessoas se reuniu e decidiu criar uma nova versão do Tagmar... Nascia assim o Projeto Tagmar 2.
Este projeto foi criado seguindo os moldes dos projetos Open Source usados para desenvolvimento de software. Neste tipo de projeto os produtos são criados/evoluídos através de trabalho voluntário e utilizam uma licença especial na qual todo material gerado é de domínio público. Usando esta organização, o Projeto Tagmar 2 foi concebido com dois grandes objetivos:
1°) Criar uma nova versão do RPG Tagmar que seja moderna, atualizada e expandida.
2°) Criar um RPG de nível profissional que seja 100% gratuito (para fins não comerciais) e possa ser baixado diretamente da Internet!
Tagmar foi um excelente RPG no inicio dos anos 90, mas infelizmente ele não acompanhou a evolução dos outros RPGs. No inicio do projeto foi feita uma grande pesquisa que resultou em um plano de trabalho com muitas idéias a serem desenvolvidas. Destre os principais itens a serem trabalhados se destacavam:
  • Dificuldade de criar o personagem (demorado e com muitas tabelas baseadas em sorteio)
  • Ambientação boa, mas pequena.
  • Desequilíbrios entre as profissões e raças.
  • Poucas opções para caracterização dos personagens.
  • Dificuldade na compreensão e na utilização do sistema de combate.
  • Pouca ênfase ao roleplaying (interpretação) e na ambientação.
Após um ano de trabalho o projeto finalmente chegou ao término da primeira versão com o lançamento do Tagmar 2.0 em set/05, que tinha como principal ênfase a atualização das regras. Agora, em março de 2006, ficou pronta a versão 2.1 que além de mais algumas novidades na parte de regas, traz a tão esperada ambientação expandida, com o lançamento do Livro dos Reinos.

Novidades do Tagmar 2

Redução na quantidade de tabelas

Conhecido em sua época como o "RPG de tabelas brasileiro", a criação de personagens para o sistema Tagmar original envolvia dezenas de tabelas e muitos rolamentos de dados. Isso requeria muito tempo, e muitas vezes limitava o personagem devido a rolamentos ruins. O fator sorte era algo tão forte que de desagradava muita gente. Hoje, as novas regras do Tagmar 2 permitem a criação de personagem sem um único rolamento sequer.

Mudanças nos Atributos

Aos seis atributos básicos do Tagmar (Força, Físico, Agilidade, Aura, Intelecto e Carisma) foi adicionado mais um atributo: Percepção. Na verdade esta era uma habilidade, que de tão importante, viu-se a necessidade de tornar-se um atributo. Esta mudança faz parte da iniciativa de reequilibrar o sistema.
O Atributo Carisma, foi revisto e o significado dele agora vai além da beleza pessoal, e passa também a representar força de vontade e presença de espírito.

Balanceamento das raças

Algumas das raças eram muito prejudicadas pelo sistema de criação com uso da tabela Peso x Altura. Os pequeninos, por exemplo, eram péssimos guerreiros pela falta de EF. Isso foi resolvido adotando como base da EF os atributos Força e Físico e um bônus relativo à raça. Para os anões, foi revisto o ajuste de -1 para Carisma, que foi recolocado para Aura.

Balanceamento das profissões

Algumas profissões eram mais fracas do que outras. Algumas alterações diminuíram esse diferencial de poder. Ladrões agora podem alcançar níveis em habilidades que vão além do estágio do personagem. Guerreiros podem escolher manobras especiais de combate que podem torná-los mais úteis num confronto contra inimigos.

Revisão da tabela de resolução para torná-la infinita

A tabela de resolução, marca registrada de Tagmar, tinha o problema de não ter coluna acima da 20. Para níveis altos, ou até mesmo em níveis médios com o uso de certas regras, era possível alcançar uma coluna de resolução acima da 20. O problema foi primeiramente contornado com o lançamento do Livro de Criaturas, que trouxe a regra de dois ataques para estas situações. Apesar disso, a regra ainda não era funcional. A solução foi tornar a tabela infinita, onde para níveis acima de 20 ocorre um loop: rola-se no tabela resultante da diferença (coluna de resolução) - 20, e então adiciona-se 50% ao dano. Uma regra para uso de habilidades acima da coluna 20 também foi criada.

Revisão e expansão das habilidades

Os grupos de habilidades foram revistos, e agora está mais fácil e rápido comprar as habilidades. A habilidade Percepção teve sua importância reconhecida e tornou-se um dos atributos básicos. Todas as habilidades agora possuem um atributo mestre, e recebem seu ajuste no total.

Revisão de magias falhas ou desbalanceadas

Muitas magias eram extremamente poderosas, ou completamente inúteis. Outras eram as duas coisas, dependendo do efeito utilizado. Para melhoria do sistema, essas magias foram revistas e modificadas para dar mais opções de uso aos jogadores.

Divisão das magias de sacerdotes por igrejas

Para melhorar a ambientação e individualizar as igrejas, agora cada Deus de Tagmar possui uma lista de magias relacionadas ao seu dogma. Isso criou uma enorme área de escolha para os jogadores que gostam da profissão sacerdote. Esta iniciativa fortalece a ambientação e o Roleplaying.

Criação de mais colégios de magia

Existem agora mais 3 colégios de magia, conhecidos como Colégio Natural, Conhecimento e Alquimico. 

Simplificação e individualização do sistema de combate

A tabela de Ataque x Defesa foi simplificada. Onde antes existiam 21 defesas diferentes, hoje existem 3 classes (Leve, Média e Pesada) acompanhadas de um quantitativo. Uma simples subtração e consulta à tabela simplificada basta para descobrir sua coluna de resolução.

Habilidades de Combate e Academias

Existem agora as Técnicas de Combate que permitem uma grande diversidade de ações durante um combate acabando com o monótono "eu bato... você bate...". Algumas destas habilidades são restritas ao Guerreiros que entrarem um das 3 Academias de Combate; uma grande novidade para os amantes dos personagens combatentes, além do que novamente há um casamento com a ambientação e o incentivo da interpretação.

Mudanças na profissão Ladrão

A profissão ladrão foi renomeada para Ladinos, os quais podem entrar para uma das 3 guildas agora disponíveis: Guildas dos Ladrões, Assassinos e Piratas. Ao entrar para uma guilda o Ladino recebe grandes vantagens mas entrar para uma guilda não é fácil e traz algumas conseqüências...

Mudanças na profissão Bardo e Rastreadores

As profissões de Bardo e Rastreador possuem agora especializações, sentes 3 Trilhas para os Rastreadores e 3 Confrarias para os Bardos.Estas especializações dão acesso a novas magias e são uma grande novidade para os amantes destes personagen.

Reorganização do Manual de Regras

Para facilitar a consulta do livro foi totalmente reorganizado para que a parte de regras fique separada da parte de criação. A perte de Ambientação, Criaturas e Magias foi separada em livros individuais.

Expansão da Ambientação

Apesar de bem aceita pelos jogadores, a ambientação era a parte menos completa do Tagmar original. As 18 páginas originais tornaram-se mais de duzentas descrevendo os reinos, raças, profissões e deuses, tudo isto disponível no Livros de Introdução à Ambientação, o Livro dos Reinos e em outros titulos disponíveis.


""PARA quem gosta de jogar RPG de mesa assim como eu, Tagmar é uma ótima opção de sistema, principalmente para iniciantes.
Bom mesmo é um D&D mas Tagmar II não deixa a desejar, já joguei varias campanhas de TAGMAR.
O bom disso é que o projeto é livre, ou seja todo material esta disponível no site oficial, você pode jogar através de um Netbook ou laptop, ou imprimir o material.

VIsite o site do projeto e conheça um pouco mais sobre TAGMAR II.

VISITE O SITE, CLIQUE AQUI!

4 comentários :

  1. Cara me bateu uma nostalgia agora.
    Quantas aventuras e montros enfrentei em Tagmar...
    Lembro do famoso 20/20 (uma espécie de supercrítico) que encerrava a maioria das épicas batalhas instantaneamente.

    Foi meu primeiro RPG.

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que foi o primeiro rpg de muitas pessoas, pois Tagmar faz com que tenhamos cada vez mais curiosidade pelo universo RPG, assim começamos uma nova busca, e caimos em D&D, ou para alguns o 3D&T por também ser brasileiro.

    Mas Tagmar é perfeito, da horas e horas de aventura.

    ResponderExcluir
  3. Pode ter certeza que foi o primeiro rpg de muitas pessoas, pois Tagmar faz com que tenhamos cada vez mais curiosidade pelo universo RPG, assim começamos uma nova busca, e caimos em D&D, ou para alguns o 3D&T por também ser brasileiro.

    Mas Tagmar é perfeito, da horas e horas de aventura.

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  4. Cara me bateu uma nostalgia agora.
    Quantas aventuras e montros enfrentei em Tagmar...
    Lembro do famoso 20/20 (uma espécie de supercrítico) que encerrava a maioria das épicas batalhas instantaneamente.

    Foi meu primeiro RPG.

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