segunda-feira, setembro 27, 2010

Niver da Google

O maior motor de busca do mundo comemora hoje 12 anos. Apesar de ter sido lançado a 4 de Setembro de 1998 e ter contratado o seu primeiro trabalhador a 21 de Setembro desse ano, o Google comemora hoje o seu aniversário.

Para comemorar o seu aniversário, o Google colocou um novo logótipo no seu motor de busca, com um bolo da autoria de Wayne Thiebaud , um pintor americano associado à pop art.



A empresa sediada nos EUA, na Califórnia, lançou o seu primeiro serviço, o Google Search, em 1998, uma ideia dos estudantes Larry Page e Sergey Brin.

O projecto universitário, na época chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus fundadores no que dizia respeito aos motores de busca.

Desde aí, a empresa lançou o seu email, Gmail, serviços como o Google Maps, Google Images, ou o Street View e em 2008 lançou seu sistema operativo para “smartphones” Android. Um ano depois introduziu a primeira versão de seu sistema operativo baseado na Internet Chrome OS.

Os últimos anos da Google, como empresa, foram marcados por muitas aquisições. O Youtube foi uma das mais mediáticas.

A quota de mercado da Google nas pesquisas sofreu um ligeiro abalo no segundo trimestre deste ano. Concretamente, a posição da gigante da Internet terá caído dos71,1 por cento para os 69,7 por cento, segundo a Strategy Analytics.

Segundo a mesma fonte, a quota do Baidu no final do segundo trimestre situava-se nos 4,6%, enquanto a Microsoft controlava 4,% das pesquisas com o seu Bing e a Yahoo 5,4%.

Só em Agosto, o Google tinha uma quota de mercado de 65% nos EUA, seguido do Bing que foi o segundo motor de busca mais utilizado pelos norte-americanos nas pesquisas feitas durante o mês de Agosto.

O motor de busca da Microsoft, Bing, alcançou uma quota de 13,9%, ligeiramente acima dos 13,1% registados pela Yahoo, de acordo com os dados da Nielsen.

De acordo com a Wikipedia, o nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Internet.
Texto de Jornal de Negocios

0 Comentarios :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS