segunda-feira, outubro 18, 2010

O mundo nerd #1 saudação vulcana

Em seriados, filmes, desenhos com certeza você já se deparou com um sujeito fazendo a famosa saudação vulcana mas nem sequer sabia o significado daquilo...Neste artigo pretendo explicar e fazer com que você entenda um pouco mais o seu significado...
"Vida longa e prospera"

Primeiramente irei falar da sua origem.
A saudação apareceu pela primeira vez em 1967 na segunda temporada do seriado Star Trek (Jornada nas estrelas) o episódio se chamava "Amok Time".

 O simples gesto não é algo simples de se fazer exige um pouco de prática.
O movimento original que inspirou na criação da saudação vulcana

Segundo Leonard Nimoy, a saudação foi baseada na benção sacerdotal feita pelo judeu Cohanim com as duas mãos 
A posição das mãos representa a letra hebraica shin que significa shaddai, (todo poderoso(Deus))
Nimoy diz que quando era criança seu avô o levou a  uma sinagoga, onde ele viu a bênção sendo realizada, ele disse que ficou impressionado com o sinal.

A palavra que acompanha o sinal no seriado "Long Life and Prosper" (Vida longa e prospera) ou em Vulcano "Tich tor ang tesmur" foi baseada em diversas bênçãos antigas, como por exemplo "A paz esteja com você" que é uma bênção muito usada entre evangélicos.

O simples sinal com muito significado, começou a ser usado fora do seriado, após o grande sucesso no mundo nerd, que na época era algo quase desconhecido, com o grande crescimento do mundo nerd o símbolo começou a ser usado ainda mais, veja um simples lista que mostra alguns seriados, filmes, etc que utilizaram o sinal...

Heroes: O conhecido Hiro Nakamura, do seriado Heroes que fez bastante sucesso aqui no Brasil após ser transmitido pela rede Record de TV.Hiro Utiliza o sinal em diversos episódios da série, e ele é considerado um nerd, por suas capacidades mentais e seu jeito atrapalhado.

No primeiro EP de Stargate SG1: Major Ferretti teasingly, cumprimenta Daniel Jackson com uma saudação Vulcana, quando o vê no planeta Abydos.

O gesto também foi usado no WCW e WWF, pelo lutador Vader, Big Daddy V também usou o famoso gesto.

Até mesmo o presidente americano Barack Obama usou o sinal em uma entrevista no dia 16 de maio de 2009, após falar sobre seu gosto do seriado Star Trek e falar sobre o ultimo filme exibido em 2009.

Will Phillips durante o GLAAD Media Awards diz a plateia "Long Life and Prosper"

Buzz Lightyear, também utiliza o símbolo em Toy Story, e Toy Story 2.

O bebe "Pinky" de A Era do Gelo, utiliza o simbolo ao ver um disco voador na caverna congelada.

Pharell Williams (cantor de Rap americano) (conhecido no Brasil pela gravação de um clipe ao lado de Snoopy Dogg no Rio de Janeiro) é um fã da série, como indicado pelo seu uso constante da saudação Vulcana  sua etiqueta é conhecida por 'Star Trak'.

Jim Parsons (Dr. Sheldon Cooper) usa na série de comédia "The Big Bang Theory".


O sinal já foi visto em muitos filmes e seriados, se fosse escrever todos aqui levaria o dia inteiro pesquisando, mas da pra ter uma noção do que Star Trek foi na vida de algumas pessoas.




O famoso sinal é uma marca de Star Trek que nunca esqueceremos, e diversas vezes usaremos para abençoar um amigo próximo.


Se você conhece alguma outra referência do sinal não deixe de comentar.

0 Comentarios :

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter RSS